quinta-feira, 24 de junho de 2010

Rede Globo apresentou TV interativa e leva programação para os ônibus

Brooklin-SP-A Rede Globo apresentou,nesta quarta-feira,novas tecnologias de transmissão que serão implementadas no futuro,como o sistema de TV interativa,transmissão via internet e para zonas rurais e exibições em três dimensões.Os anúncios foram feitos no Painel Globo de Tecnologia,realizado em São Paulo.

Em destaque,a TV interativa que poderá levar para lares de milhões de brasileiros a possibilidade de poder saber mais sobre os jogos de futebol em tempo real ou até participar de enquetes sobre os programas da Globo.

O telespectador precisa apenas ter um televisor com conversor digital compativel com a tecnologia para receber o conteúdo interativo ou um compatível com conexão á internet para trocar informações com a emissora,seja para a participação de enquetes ou para a compra de produtos.A TV digital interativa está disponível para todo o pais.

Nas partidas da Copa do Mundo,o telespectador tem como acessar as tabelas,dados do jogo em tempo real e resultados da competição.No Big Brother,por exemplo,será possível votar para eliminar um participante ou acessar dados sobre ele e nas novelas haverá informações sobre os capítulos atual e anterior,além de galeria e de fotos.

O mesmo conteúdo interativo pode ser acessado por meio de celulares.Por meio da transmissão no formato 1-seg,o usuário tem acesso ao conteúdo da Globo,enquanto que pela rede de dados da telefonia móvel ele tem acesso ao conteúdo interativo.Entretanto,um aviso na tela mostrará que o recurso que o usuário deseja acessar poderá ser cobrado.

A emissora também foca na interatividade por meio de outros dispositivos como tablets e smartphones.Um aplicativo para iPad,iPhone e iPod touch permitirá que o espectador tenha acesso aos dados em tempo real das partidas de futebol.Além disso,vídeos dos lances estarão disponíveis instantes após passarem na TV.A Globo espera que o aplicativo,gratuito,entre na iTunes Store nos próximos dias.

Durante o Painel de Tecnologia,foi apresentado um conversor de TV digital com foco para o público que vive em áreas rurais.
A Globo também testa colocar televisores em ônibus para reproduzir seus programas.Na cidade de São Paulo já existem 300 ônibus com estes televisores,sendo que 30 estão transmitindo a programação.Para escutar a transmissão,é necessário sintonizar uma estação FM por meio de qualquer rádio.

Na tela,além da programação da Globo,aparecem outras informações como previsão do tempo da cidade e notícias do G1.Estes conteúdos poderão ser atualizados por meio da rede móvel 3G.Cada ônibus possui uma antena interna para capitar a transmissão.Eles também possuem um gerador de sinal FM de curto alcance para o som chegar ao rádio do usuário.

Com a difusão das Broadband TV,televisores com conexao á internet,a Globo estuda levar o seu conteúdo para ser acessado quando o usuário quiser.

Fernando Bittencourt
diretor da Central Globo de Engenharia

Desse modo,é possível assistir a um capítulo da novela e a outros programas da Globo.

Com o foco da empresa é a qualidade da imagem,todo o conteúdo enviado pela internet é em alta definição,com uma resoluçao de 1920 X 1080i.A tecnologia implementada para alcançar este nível de imagens permite que um telespectador com uma internet de 2 Mb possa assistir ao conteúdo em HD.

Embora Bittencourt afirme que o formato de transmissão 3D ainda não esteja totalmente definido,ele destaca os estudos da Rede Globo para levar a tecnologia aos lares brasileiros.
Além do Carnaval de 2009 e 2010,alguns jogos da Copa do Mundo da África do Sul estão sendo transmitidos em 3D por meios de cabo.Para assisti-los,é necessário ter um televisor compatível e uma assinatura com a operadora de TV a cabo.

Fernando Bittencourt
diretor da Central Globo de Engenharia

Estamos estudando fortemente a tecnologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário